sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Na Mídia: Tecnisa é processada por clientes de obras atrasadas


Tecnisa é processada por clientes de obras atrasadas.

Construtora é acionada na Justiça por cobrança considerada indevida de juro e multa sobre valor devido que ainda não pode ser quitado por atraso nas obras


Fonte:  http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/tecnisa-quebra-contrato-e-cobra-clientes-como-inadimplentes

 

Divulgação
Maquete do condomínio Viverde, da Tecnisa
Maquete do Viverde, condomínio na Freguesia do Ó: "Habite-se" prometido para novembro


São Paulo – A construtora Tecnisa está sendo alvo de ações na Justiça porque estaria cobrando indevidamente juros de mora e multa sobre os valores que os compradores de imóveis em São Paulo deveriam pagar apenas após a conclusão das obras, como se eles estivessem inadimplentes. Acontece que a entrega dos imóveis está atrasada, e a falta do “Habite-se” impede os compradores de obter financiamentos ou usar o FGTS para pagar os valores devidos.

Segundo o advogado Marcelo Tapai, especializado em direito imobiliário e que tem defendido alguns desses consumidores, os empreendimentos atrasados localizam-se nas cidades de Barueri, São José dos Campos, Cotia, todas no estado de São Paulo, além de dois na capital paulista: um na Freguesia do Ó e outro na Vila Nova Conceição. Em todos os casos, o atraso teria superado os 180 dias de tolerância previstos em contrato conforme a praxe de mercado, o que configura descumprimento de contrato.

Tapai explica que, ao comprar um imóvel na planta, o consumidor paga 30% à construtora, em parcelas estipuladas em contrato. Algumas delas podem chegar a se estender para depois que o imóvel for entregue. Os demais 70% podem ser pagos à vista, financiados ou pagos com recursos do FGTS, e a previsão para essa quitação é a data de entrega do imóvel. Como no caso dos empreendimentos da Tecnisa essa data já passou, a construtora estaria cobrando multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês sobre os valores ainda devidos por seus consumidores.

Para o advogado, contudo, a cobrança é indevida, uma vez que quem está em atraso é a construtora. O comprador pode simplesmente não conseguir pagar, uma vez que, sem o “Habite-se”, não tem como obter financiamentos ou usar o FGTS. Ele já obteve liminares que suspendem as cobranças extras para seus clientes lesados. “O que a construtora está fazendo é obrigar o consumidor a aceitar um aditivo contratual para concordar com um novo prazo de entrega. Ou seja, o juro e a multa serão cancelados apenas se os compradores aceitarem esse aditamento”, acredita Tapai.

“Mas o consumidor não deve ceder”, completa, acrescentando que quem aceita esse tipo de aditivo contratual está abrindo mão de seus direitos, uma vez que concorda com um atraso maior do que o de 180 dias previsto. Segundo um comprador de um apartamento no empreendimento da Freguesia do Ó que não quer se identificar, a Tecnisa chamou seus clientes para assinar um aditivo contratual, mas ele não compareceu. “Não vou assinar, mas acho que algumas pessoas assinaram”, diz ele. Em nota, a Tecnisa afirma que “não convocou clientes para assinar aditivos com finalidade de prorrogar o prazo”.

Esse comprador afirma que já obteve liminar para suspender as cobranças de juros e multa sobre o seu saldo devedor e que vai entrar com uma ação para obter indenização, uma vez que teve de pagar aluguel por mais tempo do que o previsto. Ele conta que seu empreendimento estava previsto para o primeiro semestre de 2011, mas agora já tem um atraso de cerca de um ano e meio. Inicialmente ele ia financiar o saldo devedor, mas agora decidiu quitar uma parte à vista e usar o FGTS para abater o restante. “Mas eu dependo do ‘Habite-se’ de qualquer jeito”, diz ele, que espera o documento para novembro.
Na mesma nota, a Tecnisa nega que haja “cobrança de multa ou juros moratórios sobre a parcela com pagamento alternativo (FGTS, financiamento ou recursos próprios)”. A empresa afirma ainda que comunica oficialmente aos compradores quanto às alterações e os motivos de novas previsões de entrega das obras, frisando que, quanto à obra da Freguesia do Ó, “conforme informações já prestadas aos clientes, possui a previsão para obtenção do ‘Habite-se’ em novembro.” A empresa reitera ainda que tem prestado informações aos clientes por diversos meios e que as informações adicionais estão disponíveis no Departamento de Relacionamento com o Cliente.

Para quem sofrer algum tipo de cobrança indevida quando a entrega do imóvel atrasar, Marcelo Tapai orienta a não aceitar nenhuma promessa verbal nem aditamento de contrato. “E nunca deixe de pagar a cobrança por conta própria. É preciso conseguir na Justiça o direito de não pagar”, orienta Tapai, para que o consumidor não fique de fato inadimplente.

 

17 comentários:

  1. Porrada...porrada e mais porrada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ví Construtora mais cara de pau.

    Eu já entrei com ação e agora eles vão ter que me engolir!

    Não percam tempo, pq td que eles prometem, não cumprem.

    Não compro NUNCA mais dessa construtora.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que meu advogado é o Dr. Marcelo Tapai

    Priscila
    Cantareira 101

    ResponderExcluir
  4. Eu vou entrar com ação, assim que pegar minhas chaves! Tecnisa é enganação por m2!

    ResponderExcluir
  5. SERIA BOM SAIR UMA MATÉRIA NA VEJA E NO FANTÁSTICO... BANDO DE LADRÃO.... QUERENDO ROUBAR AS PESSOAS DE UMA MANEIRA QUE ACHA LEGAL.... ESSE PESSOAL DA TECNISA É TUDO AGIOTA... QUERENDO DÁ O GOLPE EM PESSOAS HONESTAS....SEM MENCIONAR O JUROS RESIDUAL QUE ELES INVETARAM....VÃO SE FERRAR NA JUSTIÇA..... ELES ACHAM QUE O POVO É INGÊNUO... MAS ACREDITO NA JUSTIÇA DESSE PAÍS....

    ResponderExcluir
  6. Ainda ficam enviandos cartinhas dizendo que irá tirar os juros e multa.Vai sim, vai é embutir em alguma outra coluna da planilha do saldo devedor.
    Fiquem atentos, pois essa empresa vive de GOLPE.

    ResponderExcluir
  7. Na semana q isso sair no fantástico, jornal nacional sai esse habite-se. Esse prazo pra novembro já foi agosto, setembro, outubro e logo mais será dezembro. Eu realmente não acredito em mais nada dessa empresa. E tudo o que eu puder fazer para essa construtora falir eu farei. Não indico um Tecnisa nem para meu pior inimigo.

    ResponderExcluir
  8. Se eu mudar meu endereço para Av. Min. Petrônio Portela, 2001 até 28/02/2013 eu tatuo na testa o Lula com a camisa do Corinthians. Vejam como acredito nas promessas da construtora e na justiça brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do Viverde, rezo para vc fazer esta Tatuagem! Acredito muito nisso!

      Excluir
  9. O grande problema é que para a Tecnisa é uma situação muito confortável, pois, de 500 unidades existem somente 20 ações judiciais. Se fosse pelo menos 200 ações, eles teriam se "coçado" e já estaríamos morando no Viverde. Digo isso, pq nessas ações judiciais, mesmo que condenados em todas, e acredito que será, não terão prejuízo algum, pois tirarão a verba dos outros 480 que não entraram com a ação.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente, o povo brasileiro ainda é muito "conformado" com essas situações. Em países desenvolvidos empresas assim não tem vez.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que ainda tem muito comprador, que entrará com ação, depois de receber as chaves. Pois acreditam, que assim não serão prejudicados.

    Embora, eu já tenha esclarecido que a tecnisa, não poderá fazer nenhuma distinção entre os 500 compradores. Mas, enfim, é uma decião de cada um.

    Porém, reforço que todos que foram prejudicados de alguma forma, deveriam procurar seus direitos. Não tenham medo, receio ou qualquer outra coisa.

    Eu não me curvarei diante da Tecnisa, e continuarei lutando pelo que eu acredito!
    Lembrem-se que ainda temos questões importantes para cobrar, como a colocação de painéis nas grades para inibir a vista da piscina, a extensão das cercas, cameras de segurança, etc.

    Adriana Landim
    Juréia 83

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não acredito que irão cumprir o que foi acordado na reunião, simplesmente pelo fato que estas solicitações não constam no memorial descritivo. Se eles não cumprem nem o que está no papel, imagine o que não está.

      Excluir
  12. Exatamente Adriana acabei de vir de lá, e esta tudo igual a dois meses atras!!! Não podemos amolecer, temos que pressiona-los a cumprirem com o que foi acordado. E não tenham medo, procurem seus direitos, chega de sermos passíveis!!!!
    Nilton
    Cantarei 114

    ResponderExcluir
  13. É deprimente termos que recorrer a justiça, que as vezes é injusta, para termos nossos direitos respeitados. A Tecnisa, além se ser a parte mais forte, não precisa procurar a justiça para receber os valores das prestações, uma vez que na hipótese de não pagarmos já somos condenados por ela mesma a ficarmos sem o apartamento. Lamentável...

    Claudio Donizete
    Bocaina 23

    ResponderExcluir
  14. Por favor adicionem meu e-mail na lista de contatos de vocês. Gostaria de participar das discussões, antonio.carlos193@gmail.com, abraços.

    ResponderExcluir
  15. e ai como estamos? este definitivamente é mais um caso onde os srs da cooperativa habitacional cruzeiro do sul com cnpj 66.017.419/0001-64 com sede ??? av francisco matarazzo, 999 3. andar que tem como diretor presidente sr. aparecido peagno, corretor de seguro portador do rg 9.601.395 ssp/sp e cpf/mf 041.506.238-13 mais jonica investimentos imobiliarios ltda com cnpj 09.002.641/0001-50 com sede av. brigadeiro faria lima, 3144 3. andar cj 31 e 32 e que tem como seus procuradores o sr. fabio villas boas, rg 5.528.310 ssp-sp e cpf 052.124.048-43 bem como o sr. meyer yhouda nigri rg 3.797.362 ssp-sp cpf 310.706.478-53 estao desrespeitando todos os compradores de apartamento no imovel situado na avenida ministro petronio portela, 2001 pois até agora não foi entregue o que estes senhores prometeram e até agora nao cumpriram. algum procurador de justiça do estado de sao paulo, poderia assumir em nome de todos os lesados uma defesa honesta e justa? ou esto também ficará ao Deus dará?

    ResponderExcluir