Nosso vizinho Regis, encaminhou algumas informações bastante importantes e que poderá esclarecer, os compradores referentes a valores aproximados que deveremos arcar na compra de um imóvel, com as taxas de ITBI, cartorio e Caixa.
Outro vizinho que complementou com informações, referente a desconto de 50% na escritura do 1 imóvel, foi o Daniel.
Segue abaixo as informações:
Exemplo dos cálculos baseados no valor que consta no site da Tecnisa do Imovel...
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/itbi/index.php?p=2513
Calculo ITBI:
(42800)*0,005 + (403436-42800)*0,02 = R$ 7.427,00
Com relação ao cartório de Notas e de registro de imoveis é diferente, pois para a pessoa que for financiar o imovel junto a um banco, o contrato de compra e venda que o banco emite, tem valor de escritura publica, então não há a necessiadde de pagar o cartório de notas, somente sendo necessário pagar a parte do cartório de registro de imóveis.
O banco também cobra cerca de 1% do valor do imovel, como taxas e tal, não sei bem o que se enquadra nisto..
Então pela tabela de 2012 dos cart´órios, com o Registro de imovel, iremos desembolsar cerca de R$ 1.792,21 e com o 1% do banco mais ou menos R$ 4100,00.
Totalizando um valor de aproximadamente R$ 19.000,00, isto para quem for fazer financiamento imobiliário, para quem comprou a vista ou irá pagar o saldo devedor com recursos próprios, ainda terá que desembolsar mais R$ 2.772,90 do registro de notas.
Lembrando que para quem nunca teve um imovel no nome, terá uma redução de 50% no valor do Registro de Imoveis.
Então para que não sejamos pegos de surpresa, teremos que guardar aproximadamente 5% do valor do imovel para documentações e demais taxas.
Estes valores são para o ano de 2012, onde as taxas são alteradas todos os anos, e sempre alteradas para cima, então tomara que possamos concluir todo o procedimento em 2012.
- -Fonte que fala dos custos de Registro de Imóvel: http://www.cnbsp.org.br/arquivos/Tabela/ri_tab.ii_2012.pdf
- Fonte que fala dos custos de Registro de Notas: http://www.cnbsp.org.br/arquivos/Tabela/21-tabela_emolumentos_notas_2012.pdf
- Fonte que explica sobre registro com SFH e sem SFH:
Lei que dá direito a desconto de 50% na escritura do primeiro imóvel é desconhecida por boa parte dos adquirentes.
Fonte: O Globo
RIO — Você sabia que, quando se compra o primeiro imóvel via Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a lei 6.015/73 dá ao adquirente direito a 50% de desconto na escritura? Apesar das três décadas de existência, o benefício é desconhecido por boa parte da população. É que na prática, poucos exigem dos cartórios o cumprimento deste direito assegurado por lei.
Para a obtenção do desconto, é necessário que o consumidor se encaixe nas seguintes condições: não ser possuidor de outro bem imóvel; estar utilizando recursos do Sistema Financeiro da Habitação; e o imóvel tem que ser para fins residenciais. A orientação dos advogados de direito imobiliário é que o consumidor já vá ao cartório munido de todas as documentações que provem que o mesmo não possui outro imóvel, como por exemplo certidões cartorárias.
— Os compradores que por qualquer razão não exercem esse direito, decaem e nao podem pedir reembolso posterior. O cartorio que se recusar estará sujeito a correção da Corregedoria da Justiça, sem prejuizo de responder a ação judicial — explica o advogado especializado em direito imobiliário Armando Miceli Filho.
Antes de ingressar com demanda judicial, o adquirente deve fazer um requerimento administrativo em duas vias e protocolar, aguardar a resposta. Sendo a mesma negativa, aí sim, buscar o valor cobrado indevidamente junto à justiça.
Um convênio firmado entre a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e a Caixa Econômica Federal (CEF) promete facilitar a vida daqueles que pretendem financiar o primeiro imóvel residencial. A CEF fornece uma declaração atestando se aquele é realmente o primeiro imóvel a ser adquirido com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Quem encontrar alguma dificuldade para comprovar esse direito junto aos cartórios deverá prestar queixa à Corregedoria Geral da Justiça. Isto poderá ser feito pessoalmente pelo fórum da sua cidade.
PESSOAL, SERÁ QUE ALGUM VALOR DESSAS TAXAS, AS MAIS ALTAS, CONSEGUIMOS COLOCAR JUNTO AO VALOR DE FINANCIAMENTO?????
ResponderExcluirgil
jureia 61
Muito bom, essas informações são muito úteis, é muita gentileza vocês compartilharem.
ResponderExcluirClaudinéia
Serra da Bocaina 231
Nas bases apresentadas o valor total não chegará aos R$ 19.000,00, pois se for R$ 7.400 de ITBI + R$ 1.800 de Cartório + R$ 4.000 do Banco, dá um total de + ou - R$ 13.200
ResponderExcluirSe for isso já melhorou rsrsrsrs bastante... melhor do que quase 20.000.... alguém não consegue fazer as contas com o valor do nosso apto em 400.000,00?
ExcluirGil
jureia 61
Gil,
ExcluirAs contas foram feitas considerando o valor do nosso apto que está no site, ou seja: R$ 403.436,00.
Claudio Donizete
Bocaina 23
Ola, boa tarde!
ResponderExcluirEu falei em torno de 19k pois o banco me falou para reservar cerca de 5% do valor do imovel. Mas passei os valores que eu apurei.
Espero como você que fique em torno de 14k... pois irá me sobrar 6k para investir nas obras do AP..
Abraços.!
Regis Araujo
251 - Serra do Mar
Gil, boa tarde!
ResponderExcluirDepende de qual banco vc irá fazer o financiamento..
A Caixa não permite incluir despesas de cartorio no financiamento.. o BB permite incluir 50%.. o Santander permite incluir até 5% a mais do valor do financiamento para estas despesas.. o Bradesco se não me engano tambem limita-se a 5%.
Abraços..
Regis Araujo
251 - Serra do Mar
Alguem pode informar qual é o próximo passo após o recebimento da planilha para o financiamento bancário e como faze-lo sem a ajuda da empresa contratada pela Tecnisa. Existe uma agência especifica da caixa encarregada pelo financiamento do Viverde? Eu Ligo lá mas eles dizem que ainda não tem essa informação.
ResponderExcluirObrigada
Ana Paula
Jureia 212
Eles já sabem disso faz tempo. Desde que tentaram nos empurrar a Creditária. Naquela época a creditária nos informou a agência que cuidaria do processo. São mesmo um bando de incompetentes, nem uma informação dessas querem passar?
ExcluirAna Paula, boa tarde!
ResponderExcluirA agência é a da CEF que fica na Rua Dr Cesar 850, em santana..
Mas enquanto não houver a individualização das matriculas, não tem como dar entrada no processo de financiamento, o que vc pode fazer é ir na agência para já dar inicio aos processos burocraticos que o banco exige, como abertura de conta, comprovação de reda e endereço para o cadastro.
Abraços.
Regis Araujo
Serra do Mar - 251
Regis muito obrigada pela informação, irei já atrás disso.
Excluirabraços
Ana Paula
Jureia 212
GALERA, ALGUMA NOTÍCIA? O HABITE-SE SAIU, QUAL É O PRÓXIMO PASSO? FIQUEI SABENDO QUE É A MATRÍCULA DE CADA APTO... PRA DEPOIS COMEÇAR O PROCESSO DE FINANCIAMENTO..... SERÁ QUE ESSA MATRÍCULA VAI DEMORAR AINDA????
ResponderExcluirDanielle
jureia 61
bom dia a todos! sou nova no blog...fiquei sabendo através da Assembéia...adiquiri meu apartamento em junho e estou me adptando e tendo algumas chateções com a Tecnisa, como pude ver, não é só eu.... sou da unidade Cantareira 23.
ResponderExcluirenfim...ainda não pedi o financiamento, mas pelo que vi, a Caixa Econômica tem a menor taxa..
alguém tem outra opção??
obrigada!
Juliana Gomes
Cantareira 23